terça-feira, 26 de abril de 2011

Bronquite

Oiii pessoas!!! Como disse no post anterior, estou com tosse e a bronquite atacada. Ontem depois que sai do trabalho tomei um pouco de friagem no ponto de onibus, fiquei na poluição de São Paulo (trabalho na Faria Lima, quem conhece sabe como é), ai peguei o onibus lotado (como sempre), fui em pé, etc. Minha bronquite piorou. Quando cheguei em casa já estava com muita falta de ar, dor nas costas, nariz completamente entupido e cansada. Tomei um banho quentinho, fiz uma inalação com Vick VapoRub, tomei meu remédio de bronquite e deitei, dormi cedo, por volta das 10:30h (pra mim isso é cedo). Hoje eu ainda to mal, ainda com falta de ar, cansaço físico, dor nas costas, só o nariz “melhorou”, desentupiu 1 lado, mas não to sentindo cheiro nenhum!!! É muito ruim gente. Se alguém de vcs tem sabe como é ficar com essas crises.
A minha bronquite é crônica, já nasci com ela. Posso dizer que é de família, meu avô paterno tinha (a dele era muito muito muito forte), alguns primos tem. Minha avó materna tbm tinha, ela faleceu bem nova (com 50 e poucos anos), porque ela tinha bronquite e fumava muito. Por isso eu não suporto cigarro, só de ficar perto de alguém fumando já me dá falta de ar. Quem fuma me perdoe, mas aproveite a sua “saúde respiratória”, porque é muito ruim mesmo ficar sem respirar.

Só pra vcs saberem um pouco mais da bronquite:
Bronquite é a inflamação dos brônquios, canais pelos quais o ar chega até os alvéolos. Existem dois tipos, a bronquite aguda, que geralmente é causada por vírus ou bactérias e que dura diversos dias até semanas, e a bronquite crônica com duração de anos, não necessariamente causada por uma infecção, e geralmente faz parte de uma síndrome chamada DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica).
A bronquite aguda ou cronica é caracterizada por tosse e expectoração (que expulsa, por meio da tosse, secreções provenientes da traquéia, brônquios e pulmões) e sintomas relacionados à obstrução das vias aéreas pela inflamação e pelo expectorado, como dificuldade de respiração e chiados. O tratamento pode ser realizado com antibióticos, broncodilatadores, entre outros.

Sinais e sintomas de bronquite
  • Tosse;
  • Expectoração;
  • Falta de ar;
  • Sibilância (Chiados);
  • Cianose;
  • Inchaço nas extremidades do corpo graças à piora do trabalho cardíaco;
  • Febre quando a bronquite crônica estiver associada à uma infecção respiratória;
  • Cansaço;
  • Falta de apetite;
  • Catarro mucóide (na maioria das vezes muco claro ou branco, purulento se tiver alguma infecção).
Meus aliados são:
Ele me ajuda a diminuir a tosse, aliviar a congestão nasal e as dores nas costas

Esse é o meu remédio: Seretide
É como a bombinha, mas é um pózinho que eu aspiro.


Hoje não deu pra comentar os blogs de novo, mas prometo que vou comentar até amanhã.

Bjinhos

6 comentários:

Carolina Carvalho disse...

A querida tenha fé que você, vai melhorar logo, eu tenho alergia a pó a unica coisa, quando é inverno tenho muita agunia só de ficar espirrando,nao sei se aguentaria, ter bronquite!!


beijos e uma otima semana !


http://minhalutapeloemagrecimento.blogspot.com/

Talita Oliveira disse...

Oi Vivi! Meu filhote também tem bronquite crônica! Sei como é chato! Melhoras pra vc viu?

Bjs

Juliana disse...

Menina será que já te vi ???

Trabalho na Faria Lima Tb (próx do Iguatemi e do Clube Pinheiros rsrsrsrs).

Meu esposo tem asma e usa esse medicamento (a bombinha), nessa época já começa !!!

Beijinhos

Rafaela disse...

Querida, sei bem como é isso.... tanto eu como o meu marido sofremos mto com isso quando a gente era mais novo... hj em dia já faz mto tempo que não ataca, fizemos mtos tratamentos... Uma vez fui no médico e ele conhece bem nós dois (eu e o Paulo) ele falou assim: duas certezas para os filhos de vcs... vão ter olhos claros e vão ter bronquite... Ninguém merece né!! Melhoras querida!!

Euzinha ....... disse...

Melhoras ............................

beijus Paty

DEH disse...

Nossa ainda bem que vc foi no medico ontem, e ele fez inalação, ajudou muito...... tomara que vc melhore logo.